Papéis reciclados com sementes de flores, ervas e hortaliças

Extraído de Revista INCorporativa


Papel que floresce vira negócio de sucesso


Empresa fluminense fabrica papéis reciclados com sementes de flores, ervas e hortaliças

17/01/2011 - Regina Mamede

 

Rio de Janeiro - Flores, ervas ou hortaliças. Do papel reciclado brota vida. Esta é a proposta da empresa Papel Semente, de São Gonçalo, cidade fluminense. O trabalho que começou em junho passado com a fabricação de tags de roupas para duas confecções cariocas ganhou corpo e hoje tem uma linha de produtos diferenciados.

“Faço de brindes corporativos a convites para festas. A proposta é atender tanto às grandes empresas como aos pedidos individuais. A quantidade é importante para a viabilidade do negócio, lógico, mas acreditamos na disseminação de um novo conceito. Costumo dizer que o melhor do nosso trabalho é produzir encantamento”, resume a diretora de sustentabilidade, Andréa Carvalho, que comanda a empresa em sociedade com Paulo Candian e Luis Felipe Di Mare Salles Filho.

As sementes são introduzidas durante o processo de fabricação. A plantação é simples. Pique o papel sem danificar as sementes, molhe-o, e coloque-o em um vaso com uma leve camada de terra por cima. Regado diariamente, em dez ou 20 dias, dependendo da espécie, a planta começa a germinar.

A empresa oferece a Linha Flores, com boca-de-leão e cravinho; a Goumert, com rúcula, agrião, salsinha, manjericão; e a Linha Chá, camomila e erva-doce. Com o sucesso, além dos blocos de papel, a empresa passou a desenvolver inúmeros outros produtos como crachás e pastas, em que a capa é plantada, brindes, cardápios e convites e lembranças de festas de casamento, debutantes, nascimentos de bebês e está sempre aberta para as sugestões e pedidos dos clientes. Em 2010, preparou também a primeira tiragem de cartões de Natal. Em apenas um ano, a empresa passou da produção mensal de 3 mil para 10 mil folhas e a previsão é chegar a 30 mil em 2011.

Para a Papel Semente, mais que um produto diferenciado, o importante é o foco na sustentabilidade, com o uso de sementes certificadas, terra orgânica, reutilização da água, melhoria contínua de todo os processos de produção e benefícios em toda a cadeia produtiva como o envolvimento com a Cooperativa de Catadores de Lixo de São Gonçalo, ligada a Ong Guardiões do Mar, que ganha com a compra regular de 2 toneladas/mês.

O kit Molhe e Plante é um dos xodós de Andréa. O vasinho, já com terra orgânica, é embalado com o papel que contém as sementes. O produto envolve as mulheres dos funcionários que, podem assim trabalhar em casa. Elas agora se preparam para se inscreverem como Empreendedor Individual, proposta do Sebrae, que beneficia quem ganha até R$ 3 mil por mês.

“O resgate da cidadania é importante, mas é importante dizer que isso envolve ganhos para os dois lados. Elas passam a ter direito a diversos benefícios e podem emitir Nota Fiscal, o que é importante para nós. A filosofia da empresa é que todos podem ganhar e contribuir para a sustentabilidade”, resume Andréa.

 

www.papelsemente.com.br

 

Notícias

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem Flávia Vidigal e Priscylla Castelar de Novaes de Chiara O STJ mudou seu entendimento sobre a penhorabilidade de imóveis alienados fiduciariamente em execuções de despesas condominiais, reconhecendo a possibilidade de penhorar o bem,...

Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural

Impenhorabilidade Ministro do STJ exclui área ambiental do cálculo de pequena propriedade rural STJ decidiu que, para impenhorabilidade, apenas a área produtiva de pequenas propriedades rurais deve ser considerada, excluindo-se a área de preservação ambiental. Decisão baseou-se em assegurar que...

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós

Tribunal nega registro civil tardio de casamento de bisavós 20/07/2021 Prova de existência de filhos não é suficiente. A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível de Cotia, que negou pedido de registro tardio de...

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

Reprodução assistida Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país Recente decisão do STJ, reconhecendo dupla maternidade em caso de inseminação caseira, denota a urgência do tema. Da Redação segunda-feira, 4 de novembro de 2024 Atualizado às 09:56 Registrar o...